05/04/2015

Como fazer sua horta: da semeadura à compostagem




Beleza, bem estar, saúde, ambiente mais agradável, mais vida, mais energia. Esses são alguns benefícios para que cuida de uma hortinha em casa. A primeira ideia que temos é de que deve ser um trabalhão cuidar dessas plantinhas, mas descobrimos que estamos completamente enganados quando fazemos uma pesquisa mais detalhada sobre esse assunto. Esse post é dedicado a quem tem o desejo de ter sua hortinha, mas só precisa de um passinho pra começar. Vamos lá!







1 - Planeje sua hortinha

Visualize como você quer sua hortinha, escolha o local mais arejado e que possa fornecer às suas plantinhas a iluminação ideal de aproximadamente 4 horas por dia, normalmente esse local é a varanda ou área de serviço. Se o espaço for reduzido opte pela horta vertical, se tiver mais espaço escolha canteiros.

 


2 - Escolha as sementes
Sua primeira escolha deve ser por plantas que já tenha o hábito de consumir, nada de comprar todas as sementes que encontrar, afinal de contas, dificilmente você conseguirá plantá-las todas de vez. 

Confira algumas plantas com raízes curtas, ideais para vasos: 
cebolinha, salsa, coentro, alface, pimentão, tomate-cereja, morango, couve-folha, rúcula, alecrim, sálvia, orégano, manjericão, calêndula. 

3- A semeadura

Algumas plantas, antes de ir para o vaso, precisam ser germinadas em sementeiras.Em casa é possível aproveitar embalagens de garrafas pet, caixas de leite, latas, potes, bandejas plásticas, caixas de ovos, etc, perfazendo uma infinidade de recipientes recicláveis. Fique de olho nas recomendações de cada semente.



4 - O plantio
O próximo passo é a criação de canteiros de plantio, onde se deve preparar o solo com uma parte de terra vegetal, uma parte de areia e uma parte de adubo ou esterco. No fundo da garrafa, coloque brita para facilitar a drenagem.


 No mesmo vaso, você pode plantar até duas espécies, desde que as características delas sejam parecidas. Também é importante observar a distância entre elas. 

Juntar: 
alface/cenoura; 
alface/beterraba; 
cebola/cenoura; 
cenoura/rabanete; 
pepino/rabanete; 
tomate/cenoura; 
tomate/cebola; 
espinafre/morango; 
rúcula/pimenta; 
couve-flor/beterraba.

Separar: 
tomate < > rúcula;
tomate < > rabanete;
alface < > pepino;
alface < > morango.

5 - Manutenção da plantação

A manutenção de hortas é muito fácil. O único cuidado indispensável é regá-la diariamente para os vegetais cultivados não perderem o vigor. Se preferir, poderá adubar a terra com pequenas quantidades de adubo orgânico, produzido pelas sobras dos alimentos que você consome, através da compostagem.
Retire folhas secas e amareladas das ervas e revolva a terra a cada três meses, com cuidado para não danificar as raízes durante a operação. A horta em vasos dura de seis meses a um ano. Passado esse período, troque a planta por outra.
É recomendado adubar a sua horta pelo menos duas vezes por ano. Os adubos orgânicos são mais indicados que os químicos, porque você vai utilizar os temperos plantados na sua alimentação. Monitore com frequência possíveis ataques de pragas. Se ocorrer, opte por inseticidas naturais, como calda de fumo ou de sabão, já que as ervas irão direto para o seu prato!
7 - Compostagem fácil
Abaixo, confira o que pode e não pode ser utilizado para fazer a compostagem:
Pode
  • Sobras de frutas, legumes, verduras e cascas de ovos;
  • Filtros e pó de café usados e saquinhos de chás;
  • Restos do jardim: galhos, palha, grama, flores e cascas de árvores;

Não pode
  • Alimentos cozidos e alimentos de origem animal, como carne, peixe, gordura e queijo, pois podem atrair animais;
  • Plantas doentes;
  • Material não-orgânico, como vidro, metais, plásticos, couro, borracha e tecidos;
  • Produtos químicos;
  • Cinzas de cigarro, madeira e carvão;
  • Conteúdo de aspirador de pó;

  • Fezes de animais, papel higiênico e fraldas.

Compostagem passo a passo

  1. Utilize vasilhas grandes, os potes de margarina são ideais (25 a 30 litros);
  1. Faça pequenos furos com um prego ou canivete no fundo (15 furos), na tampa (15 furos) e nas laterais (2 a 4 furos de cada lado);
  1. Acumule na geladeira dois potes de sorvete (4 litros) de orgânicos picados. Use apenas restos vegetais crus. Não coloque nada de origem animal nem alimentos que tenham sido fritos, cozidos, assados ou temperados; folhas de suas plantas são bem-vindas, bem como a borra do café por cima;
  1. Para montar a caixa coloque uma camada de terra seca (daquela de um vaso em que a planta já não está tão saudável), uma camada de mesmo volume de restos vegetais picados e uma camada de terra preta (também conhecida como húmus ou terra adubada, que servirá como fonte de microrganismos);
  1. Faça de duas a três camadas com essa disposição;
  1. Em cima, espalhe borra de café, que evitará insetos e formigas;

  1. Feche a caixa e volte a abrir para revirar o composto, a cada 2 ou 3 dias; se tiver minhocas pode revirar com menos frequência;
  1. Em cerca de 60 dias o composto fica pronto.
Quando estiver pronto, utilize a compostagem em seus vasos e jardim. Você pode reutilizar o recipiente para preparar um novo adubo.


















Fonte
http://vivamaisverde.com.br/2014/12/horta-domestica-como-plantar-em-casa/
http://delas.ig.com.br/casa/jardinagem/aprenda-a-montar-uma-horta-em-casa/n1237508128639.html
http://revista.penseimoveis.com.br/noticia/2012/08/temperos-de-apartamento-veja-como-montar-uma-horta-vertical-3846868.html
http://www.moreira.com.br/blog/2012/09/por-que-ter-uma-horta-em-casa/
http://www.dicasdemulher.com.br/compostagem-um-adubo-facil-para-fazer-em-casa/
http://conectarcomunicacao.com.br/blog/82-como-fazer-uma-horta-em-casa/
http://www.ecodesenvolvimento.org/voceecod/aprenda-a-fazer-uma-horta-organica-dentro-de-casa
http://www.jardineiro.net/como-plantar-sementes.html